sábado, 19 de dezembro de 2009

Como tudo começou

Essa historia de trabalhar em Cruzeiros começa la no meio de 2008. Estava no 6º semestre da faculdade, para aqueles que não sabem curso Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas. Certo dia uma professora da faculdade levou um ex-aluno para falar da experiência dele trabalhando em navios de cruzeiro. O cara contou muita coisa da vida a bordo.
Então comecei a imaginar como seria trabalhar num navio desses, trabalhando durante 12 a 16 Hs de por dia, meses longe de casa, da familia e dos meus amigos, por um baita tempo.
Mas me faltavam algumas coisas como melhorar o inglês e conseguir muito mais informações sobre esse tipo de trabalho.
Eu estava querendo mesmo fazer algo pra minha vida melhorar e tomar um novo rumo, já que tinha sido um ano extremamente difícil, o falecimento da minha mãe, não foi nada fácil. Terrivelmente devastador, mas estava começando minha recuperação. E talvez seria a hora de mudar de vez minha vida. Porque não tentar? Ela certamente esta la de cima olhando para que tudo de certo.
Duas colegas minhas resolveram enfrentar esse desafio e começaram o processo, uma delas desistiu, pois estava prestes a se formar e as datas de embarque não cooperaram com ela. A outra seguiu e no fim de 2008 embarcou.
Bah, que loucura pensei eu. Será que ela vai aguentar ? E outras tantas duvidas que surgiram pela cabeça. Os meses foram passando e lá continuava ela mandando noticias e tudo mais. Eu fiquei acompanhando, querendo saber das noticias, de como era o trabalho e etc, ela arrumou um noivo a bordo, o tempo foi passando e resolvi investir, aulas de inglês pra começar, e pesquisas sobre o trabalho em cruzeiros.
No inicio de 2009 eu estava completando 2 anos de contrato com o hotel em que eu trabalhava, ali seria contratado ou demitido. Na mesma época um Work Shop sobre a vida de tripulante de cruzeiro viria à Pelotas, essa era a oportunidade de saber um pouco mais sobre os navios e a vida a bordo e o trabalho. Surgiu tambem a oportunidade de concorrer a bolsa de monitorias e pesquisa no meu curso, me inscrevi pois meu contrato estava terminando.
Fiz o Work Shop, o pessoal da Starting de São Paulo deu altas dicas sobre a vida a bordo. Junto fiz uma pre-seleção, passando por uma conversa com uma professora de inglês, e um psicólogo.
Fui aprovado nessa bolsa de monitoria e pesquisa. Era uma grana que entraria todo o mês e ajudaria nas despesas.
Certo dia, depois do work shop, eu estava assinando minha rescisão com o hotel, quando recebo uma ligação de que eu tinha ido bem na entrevista e querendo saber da minha disponibilidade de ir a Curitiba na agencia Port Side realizar uma entrevista para a companhia Ibero. Isto ja era Junho de 2009.
La fui eu, 1º viagem de avião, fazer a 1º entrevista com uma companhia estrangeira, muitos detalhes para acertar e resolver e ainda de quebra conhecer Curitiba.
Bah muito massa, novas amizades, pessoal gente fina pra caramba. Pessoal de Pelotas e Rio Grande, Minas Gerais (cara gente fina pra caramba, amigão mesmo), Curitiba, São Paulo. Todos la. Na esperança de conquistar a vaga. Estava concorrendo para assistente de garçom.
Não fui muito bem na entrevista, o nervosismo bateu, mas valeu a experiência. Fiquei em uma lista de espera da companhia. Duas de amigas passaram nessa companhia. Uma desistiu, (cada um tem seus motivos e pedir pra sair), a outra continua la embarcou em novembro.
Final de Julho la fomos nos para Curitiba de novo, Fazer o tal STCW, curso de 1º socorros, sobrevivencia no mar, e da vida a bordo. Melhor impossível, Juntou boa parte da galera, e as amizades ficaram mais fortes, pois estamos juntos no mesmo barco, a expectativa de novas entrevistas e a ansiedade de como é realmente estar a bordo e de como é o trabalho, são divididas, algumas amizades se tornaram tao fortes que mantemos contato ate hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário