sábado, 19 de dezembro de 2009

O que faz um Cabin Stw

Seu dia vai começar as 7 da manha ate as 14 quando o navio chegar ao porto antes do meio dia, se o dia for de navegaçao ou o navio for chegar ao porto depois do meio dia voce começa 7.30 ate 14.30 hs, a noite é sempre das 18.30 às 22.00, voce tem direito a uma hora de almoço, mas duvido q consiga faze-la, principalmente na temporada brasileira.
Dia de embarque voce tem que ficar esperto e acordar cedo pra poder preparar seu material para trabalhar, porque o povo rouba seu material geralmente vc começa as 6.30 e 12 tem que estar com sua estaçao pronta. depois volta as 15 pra fazer apresentaçao para os passageiros, ai tem o boat drill, apresentaçao para o housekeeper manager, engole a janta e volta para o turn down service.
Tem inspeçao com o assistant housekeeper manager e as vezes com o housekeeper também, voce tem um routine cleaning que tem que seguir, eles vao te dar uma lista de coisas q tem q fazer por cruzeiro e no fim do cruzeiro vc tem q devolver a lista dizendo o q vc fez e o q nao fez, tem a lista da sanitizaçao tbm q é a mesma coisa.
No dia do embarque vc vai ter a embarkation duty q é ficar dando boas vindas aos passageiros, waist of time. tem tbm a pantry duty, vc fica um dia a disposiçao dos tecnicos pra abrir a porta das cabines de passageiros pra eles poderem consertar o q estiver estragado, alias, enquanto vc estiver fazendo a limpeza da cabine, vc tem q reportar tudo q estiver avariado na cabine, importante escrever tudo, pra ninguem dizer q vc nao reportou, em caso d inspeçao eles podem te dar warning por nao estar fazendo seu trabalho.
Todas as noites vc tem q colocar o "Today" em cima da cama dos passageiros, assim como todos os papeis q a cia pedir pra entregar, alguns navios entregam o "today" a noite e o jornal de manha. Se o room service estiver atolado com a entrega dos cafes da manha vc tem q ajudar, entao faça de tudo pra nao passar na porta do room service na parte da manha, tem tbm q colocar gelo nas cabines de manha e a noite, e alguns dias ainda tem q sanotozar as ice buckets.
Todas as cabines tem um mini bar com numero exato de produtos (refri, beer, chocolate, agua, etc) todo dia tu tem que dar uma olhada no que o passageiro consumiu. ai tu vai escrever em um voucher e deixar pra ele assinar. depois de assinado, tu tem que pegar o papel e ir trocar com o Mini bar Supervisor. Tem gente que nao da muita atencao para o Mini Bar, mas pode dar dor de cabeca, porque ja vi muitos passageiros ligarem reclamando que o cabinista nao repoe o Mini bar, e pode ter certeza que reclamacao de passageiro que chega no ouvido do chefe é problemaaa! e sem contar que se por acaso tu tenha que trocar de estacao ou quando tu for embora, o Mini bar supervisor vai dar uma olhada em todas as tuas cabines, e tudo o que estiver faltando e tu quem paga, rola tb ter que trocar produtos com data de validade proxima, ou entao a troca de aguas que na Europa tem uma garrafa grande
e duas pequenas, e no Brasil 3 pequenas só.. aaaa, reze pra por acaso cair em uma estacao de suites, ou entao se esforce pra conseguir uma troca de estacao pra la, pq ai quem cuida dos mini bares e o Butler.
Pra quem nao sabe, balcoes sao as sacadas.. cabines internas, cabines com janelas e cabines que tem a visao dos lifeboat nao tem balcao. uma vez por cruzeiro os HK steward vao passar 'lavando' os bacoes, e tu vai ter que secar o chao, as cadeiras e mesinha.. a nao ser que seja uma suite, porque ai o responsavel pelas cadeiras e mesinha e o butler.. ta ai mais uma vantagem de se ter uma estacao com suites. minibar, isto é um pesadelo, q eu tento esquecer, mas vc esta certissima. Ah geralmente o minibar tem um horario pra vc ir trocar os vouchers, e expired data ele te da tipo 2 dias pra checar toda a estação. E cuidado tbm pq tem passageiro, principalmente os brasileiros, q consomem e dizem q nao sabiam q tinha q pagar, ou q nao consumiram.

Essas dicas recebi de ex tripulantes. E assim pude ter uma melhor noção do que realmente vou fazer a bordo e vão ser de grande ajuda pra mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário